Conduzir um negócio pode ser imprevisível, e é por isso que ter um sólido plano de negócios como base é vital para sobreviver e prosperar nos primeiros dias da sua startup. um plano bem elaborado pode impulsionar sua startup e ajudar sua visão a se concretizar.
Planos de negócios podem ser considerados um seguro barato. Assim como muitas pessoas não contratam seguro contra incêndio para suas casas e confiam na sorte para proteger seus investimentos, muitos empresários bem-sucedidos não dependem de planos de negócios escritos, mas confiam em seus próprios instintos. No entanto, seu plano de negócios é mais do que um seguro. Ele reflete suas ideias, intuições, instintos e insights sobre o seu negócio e seu futuro, além de fornecer o seguro barato de testá-los antes de se comprometer com um curso de ação. Existem muitas razões para criar um plano de negócios, e é provável que mais de uma das seguintes se aplique ao seu negócio.
- Um plano ajuda você a definir objetivos específicos para os gerentes.
Uma boa gestão requer a definição de objetivos específicos e, em seguida, o acompanhamento e acompanhamento. À medida que seu negócio cresce, você deseja organizar, planejar e comunicar melhor as prioridades do seu negócio para sua equipe e para você. Escrever um plano deixa tudo claro em sua mente antes de discuti-lo com sua equipe.
- Você pode compartilhar sua estratégia, prioridades e planos com seu cônjuge ou parceiro.
Pessoas em sua vida pessoal se intersectam com sua vida empresarial, então elas não deveriam saber o que deveria estar acontecendo?
- Use o plano para explicar sua estratégia.
Uma definição simples de estratégia é: “Tudo o que você faz é algo que você não faz.” Seu plano explicará por que você está fazendo o que decidiu fazer em seu negócio.
- Um plano ajuda você a descobrir se deve alugar ou comprar um novo espaço.
Suas perspectivas de crescimento e planos justificam assumir um aumento nos custos fixos de um novo espaço?
- Você pode explicar sua estratégia para contratar novas pessoas.
Como novas pessoas ajudarão o crescimento e prosperidade de seu negócio? O que exatamente elas vão fazer?
- Um plano ajuda você a decidir se deve adquirir novos ativos.
Quantos novos ativos você precisa e você vai comprar ou alugá-los? Use seu plano de negócios para ajudar a decidir o que acontecerá a longo prazo e quanto tempo compras importantes, como equipamentos de computador, durarão em seu plano.
- Compartilhe seu plano com sua equipe.
Explique os objetivos de negócios em seu plano com sua equipe de liderança, funcionários e novas contratações. Além disso, torne partes selecionadas do seu plano parte do treinamento de novos funcionários.
- Compartilhe partes do seu plano com novos aliados para trazê-los a bordo.
Use seu plano para definir metas para novas alianças com empresas complementares e também divulgue partes selecionadas do seu plano com essas empresas enquanto negocia uma aliança.
- Use seu plano ao lidar com profissionais.
Compartilhe partes selecionadas do seu plano com seus advogados e contadores, bem como consultores, se necessário.
- Tenha todas as informações em seu plano quando estiver pronto para vender.
Venda seu negócio quando for hora de colocá-lo no mercado, para que você possa ajudar os compradores a entender o que você tem, quanto vale e por que eles o desejam.
- Um plano ajuda você a definir a avaliação do negócio.
Avaliação significa quanto o seu negócio vale e se aplica a transações formais relacionadas a divórcio, herança, planejamento patrimonial e questões fiscais. Normalmente, isso requer um plano de negócios, bem como um profissional com experiência.
O plano informa ao especialista em avaliação o que seu negócio está fazendo, quando está fazendo (ou fará) certas coisas, por que essas coisas estão sendo feitas, quanto custará esse trabalho e os benefícios que esse trabalho produzirá.
- Você pode usar informações do plano quando precisar de dinheiro.
Busque investimento para um negócio, não importa em que estágio de crescimento o negócio se encontra. Os investidores precisam ver um plano de negócios antes de decidir investir ou não. Eles esperarão que o plano cubra todos os pontos principais.