Uma grande parte de nós cometemos erros como se estivéssemos em um looping, mas existem insights que podem nos ajudar a evitar cometer os mesmo erros de sempre e dessa forma não erra tanto como antes. 

Atualmente, vemos em vários lugares pessoas que estão celebrando os erros que cometem, não apenas erros, mas como também fracassos em partes de sus vidas. O fracasso hoje em dia está sendo incentivado a se celebrar. 

Ter dificuldades ou ficar desapontado com algo faz parte do processo para se tornar uma pessoa bem-sucedida, digamos um momento de reviravolta em que irá tornar todos seus momentos de fracasso em momentos de triunfo. 

Mas, não é bem assim que acontece, afinal estamos lidando com pessoas e geralmente todos temos dificuldade em lidar com erros ou “fracassos” de forma construtiva e dessa forma muitas vezes procuramos tirar “o peso” verdadeiro da tarefa em que fracassamos.

Uma outra forma que acontece bastante é que simplesmente ignoramos os erros e continuamos a viver a rotina sem dar importância e como se aquele erro nunca tivesse acontecido, e isso se torna uma má estratégia de se seguir, pois não irá aprender com os erros e não terá como crescer. 

Muitas pessoas procuram motivar equipes encorajando para “falhar novamente, mas falhar de forma melhor”, mas a verdade é que grande parte das pessoas iram falhar novamente e iram falhar da mesma forma. 

Uma das melhores formas de aprender com erros de forma inteligente, é procurar pessoas que cometeram o mesmo erro e trocarem suas experiências, ajudando outras pessoas a resolveram problemas é uma ótima forma de pode aprender com eles. 

Desistências

A maioria das pessoas tem tendencias a abandonarem seus sonhos e desejos com muita facilidade. Entender o motivo que leva as pessoas a desistirem com tanta facilidade quando encontram um obstáculo e isso afeta bastante a vida e produtividade da pessoa em trabalhos. 

A maioria das pessoas quando recebem feedbacks negativos ajudam as pessoas a se fecharem e isso acaba afetando seu futuro potencial e também produtividade em situações futuras. 

A maioria das pessoas que sofrem de mais feedback negativos tem tendencia de agirem mais para suas felicidades ou até mesmo procurarem se aprimorar. 

Mesmo pessoas que falham no início e depois conseguem ter sucesso em algo elas conseguem se sentir melhores, ficam mais felizes do que quando falharam ou tiveram uma experiência negativa. 

Isso é uma forma de autodefesa, pois cada um de nós quer poder se sentir competentes e capazes, por isso que quando um feedback negativo surge diante de uma tarefa ou ação pode trazer desmotivação e sentimento negativos em relação a si mesmo.

Falhando de Forma Construtiva

O fracasso apresenta um desafio cognitivo, o que significa que a informação proveniente do fracasso pode ser mais difícil de processar do que as experiências bem-sucedidas. Isto porque “o sucesso aponta para uma estratégia vencedora”.

Quando nos deparamos com uma tarefa, é importante fazer uma avaliação realista sobre se o esforço valerá a pena. Se falharmos em alguma coisa, naturalmente nos inclinamos na direção do sucesso; mas às vezes o sucesso não tem nada a ver conosco. Como podemos fazer com que nossos cérebros prestem mais atenção ao valor dos fracassos?

  • Foque nos objetivos a longo terma: A capacidade de aprender com nossas falhas é algo que todos nós precisamos dominar, e ajuda a ter objetivos para nos manter motivados. Objetivos de longo prazo como ser médico ou aprender a navegar nos ajudam a aprender com os fracassos de curto prazo, porque nos lembram que a dor e a frustração de falhar no momento acabarão por nos levar ao sucesso.
  • Pratique conscientização: As pessoas raramente pretendem falhar, então o fracasso pode ser uma chamada de despertar – e isso é uma coisa boa. Se você se surpreende com o fracasso, tente estar mais atento a isso. Vários estudos sugerem que a prática da consciência – ou seja, o cultivo da consciência não crítica de pensamentos e experiências – pode ajudar você a crescer a partir do fracasso.
  • Aprenda com as lições passadas: Como o fracasso exige que interpretemos e repensemos o que aconteceu, talvez precisemos reduzir nossas cargas mentais o máximo possível em seu rastro. Podemos fazer isso concentrando-nos em menos tarefas que apresentem oportunidades de fracasso, e aumentando nossa capacidade de aprender, envolvendo-nos em menos tarefas que apresentem oportunidades de fracasso.

 Em outras palavras, se você estiver aprendendo a fazer algo difícil, talvez precise priorizar isso antes de outras tarefas mais fáceis. A repetição também ajuda. Em outras palavras, a prática torna perfeita – ou pelo menos boa o suficiente.

  • Não seja duro consigo: Na esteira do fracasso, muitas pessoas acreditam que devem ser duras com elas mesmas. Estudos sugerem, no entanto, que é mais provável que você cresça como pessoa se falar consigo mesmo com o mesmo amor e bondade que um ente querido poderia lhe mostrar. Junto com a autocompaixão, outro componente da autocompaixão é digno de menção: a humanidade comum. Esta é a consciência de nossa conexão com outras pessoas e a universalidade da experiência humana. Estamos todos fadados a falhar em algum ponto – isso é inevitável. O que realmente importa é como lidar com esse fracasso.

Evitando Erros que podem ser previsíveis 

Muitas falhas organizacionais são devidas à incerteza do trabalho: As situações, problemas e necessidades que você enfrenta podem nunca ter surgido antes. Responder a uma emergência em um hospital, lutar em um campo de batalha, e executar um startup em rápido crescimento, tudo isso ocorre em ambientes imprevisíveis. E em organizações complexas como porta-aviões e usinas nucleares, a falha do sistema é sempre um risco.

Embora as melhores práticas possam ajudar as organizações a evitar falhas graves, as pequenas falhas de processo são inevitáveis. Considerá-las ruins é um mal-entendido de como sistemas complexos funcionam; é contraproducente. Evitar as falhas consequentes significa identificar e corrigir rapidamente as pequenas falhas.

Aprenda abraçar erros

O fracasso é algo que todos experimentam e, muitas vezes, é o medo do fracasso que impede o sucesso. O fracasso tem sido visto tradicionalmente como uma coisa negativa, mas na realidade os melhores fracassos são as grandes experiências de aprendizado. 

Dos líderes empresariais às celebridades, as pessoas bem-sucedidas aprendem com seus erros. Você pode aprender lições valiosas de fracassos passados mantendo uma mente aberta e dando a si mesmo permissão para cometer erros. Nossos fracassos do passado fazem parte da experiência de aprendizado, portanto, abrace-os!

Como você pode mudar seu processo de pensamento em torno do fracasso? Alcançar nosso potencial humano completo significa que estamos inevitavelmente fadados ao fracasso. 

Mas em vez de chafurdar, tente a coragem. Em vez de piedade, experimente a coragem. Em vez de derrota, tente a persistência. 

Aprender a fracassar pode ajudar a construir sua aptidão mental, um passo de cada vez. E com uma forte aptidão mental, você pode desbloquear todo o seu potencial e realizar seus sonhos.