fbpx

O maior erro de uma pessoa é acreditar que só porque não possui um título de líder, ela não possui capacidade ou a habilidade de poder liderar um time. 

Mas se você quiser algum dia ganhar esse título e posição de líder ou gerente de equipe, terá que demonstrar liderança no trabalho para as pessoas que tomam decisões de promoção – sem ter tido um papel de liderança para apontar.

Não importa em qual equipe você trabalhe, você terá oportunidades de mostrar suas habilidades de liderança. Talvez você só precise procurá-las.

Te direi cinco maneiras de demonstrar liderança no trabalho para que você seja reconhecido por suas ações e, assim, possa fazer o argumento sobre porque você deve ser um líder em sua organização.

  1. Responsabilidade e Iniciativa

Seja proativo quando surgirem novas tarefas, e seja voluntário para desafios que complementem seu conjunto de habilidades. Você não precisa aproveitar todas as oportunidades, mas certifique-se de escolher as que oferecem uma chance real de aplicar ou desenvolver suas habilidades. 

Além disso, aceite a responsabilidade por suas contribuições – mesmo quando os projetos falham. É fácil culpar os outros, mas grandes líderes se apropriam dos problemas e trabalham para encontrar lições e soluções. Essa mentalidade de responsabilidade é o que separa os aspirantes a líderes dos líderes inevitáveis.

  1. Incluindo membros de equipe

As organizações querem líderes que valorizem muito o sucesso da equipe em relação à realização individual. A melhor maneira de demonstrar isso é certificando-se de que outros sejam incluídos em reuniões, sessões de brainstorming e decisões-chave. Você pode conseguir isso voluntariando-se para projetos ou oferecendo-se para ajudar outros em seus projetos.

Além disso, colaborando mais em equipes você também poderá aprender sobre um conjunto mais diversificado de experiências e conjuntos de habilidades. E você construirá relacionamentos com pessoas que um dia poderão ser convidadas a liderar.

  1. Saiba se expressar

É importante oferecer suas ideias nas reuniões, dar feedback aos colegas e supervisores e apoiar suas ideias (suas ou de outros) nas reuniões quando as decisões estiverem sendo tomadas. Você não precisa ser uma pessoa barulhenta e extrovertida, que está constantemente compartilhando cada pensamento, mas você precisa compartilhar suas ideias.

Se você tiver dificuldade para fazer com que suas ideias sejam ouvida durante uma reunião de grupo, tome a iniciativa de falar em particular com as pessoas que você deseja ouvir suas ideias – seja durante uma conversa individual ou via e-mail. Fazer isso o ajudará a ser notado como um líder potencial e poderá melhorar a produtividade geral do seu grupo.

  1. Aprenda a fazer perguntas

Fazer perguntas não é apenas uma maneira de falar quando não se tem uma ideia a oferecer. Fazer perguntas durante reuniões de equipe ou conversas com colegas é uma ótima maneira de acrescentar à conversa e ajudar as pessoas a pensar através de suas ideias. 

Fazer perguntas durante as reuniões pode ajudar a construir sobre os pensamentos de outras pessoas e gerar ideias ainda melhores.

Isso te ajuda a mostrar seu compromisso com a equipe, e lhe dá a oportunidade de fazer uma contribuição mesmo quando você não está enviando uma ideia. Eventualmente, fazer perguntas inteligentes levará outros a vê-lo como uma fonte de conselho e ajuda – e talvez até mesmo confiar em você um novo papel de liderança.

  1. Seja pontual, entregue suas promessas

Se você receber novas tarefas, certifique-se de concluí-las a tempo e de acordo com os padrões da empresa e produto, ou de uma forma que conseguiu pensar melhor. Quando você é voluntário para novas tarefas, tenha sempre um olho no que você já é responsável – especialmente se você faz parte de uma equipe.

 E se você não for capaz de assumir mais trabalho por qualquer motivo, então informe seu gerente o mais rápido possível para que ele ou ela possa tomar outras providências. 

Lembre-se de que ser um jogador de equipe torna muito mais fácil para as pessoas confiarem em você uma maior responsabilidade – e as funções de liderança não são exceção.

Mentorias para pessoas e para seus superiores

A verdadeira liderança não é definida por títulos de cargos. É uma atitude. É como você aborda seu trabalho todos os dias, mesmo que não tenha um título de trabalho que diga “líder”.

Você pode fazer a diferença na vida profissional dos outros fazendo pequenas mudanças em seu comportamento.

A mentoria reversa é outra forma de mostrar suas habilidades de liderança para os mais velhos em sua organização. 

Por exemplo, se você sabe que um líder em sua empresa não sabe nada sobre mídia social e como ela pode beneficiar a empresa, ofereça-se para ajudá-lo a aprender.

 Isto fará com que você seja notado pelos líderes seniores, assim como os ajudará a ver o quanto você é valioso como funcionário.

Pensando fora da hierarquia

Os melhores líderes pensam além de seus próprios papéis. Eles estão interessados no que está acontecendo em toda a organização. Eles frequentemente interagem com os outros e se oferecem como voluntários para equipes multidisciplinares. 

Para colocar esta abordagem em ação, você pode ser voluntário para uma equipe multifuncional ou assumir a liderança de um projeto que irá beneficiar sua empresa.

Dê crédito onde crédito é merecido

É fácil receber crédito por coisas que você não fez, mas é preciso um tipo especial de pessoa para dar crédito aos outros por seu trabalho árduo. 

Ao reconhecer as contribuições dos outros e dar-lhes crédito onde o crédito é devido, você se destacará da multidão.

Se você cultiva suas habilidades de liderança e trabalha para apoiar os outros, tendo uma grande atitude, sendo flexível e criativo e deixando as pessoas saberem que podem contar com você, será muito mais fácil para os outros vê-lo como um líder, não importa qual seja sua posição atual.

Insights

Ao se tornar um líder, algumas das melhores oportunidades para liderar são nos momentos em que você não está formalmente “no comando”. Ao assumir essas funções, você pode adquirir habilidades valiosas que o ajudarão mais tarde em sua carreira.