As empresas precisam estar certas sobre a maioria de suas decisões. Mesmo as menores escolhas que eles fazem podem impactar significativamente sua capacidade de competir. Tomar as decisões erradas pode levar a precipitações de várias maneiras, desde dificuldades financeiras até a perda de grande parte de sua força de trabalho.

Decisões difíceis podem ser difíceis de tomar – e provavelmente não há decisão mais difícil do que escolher a estratégia comercial correta. Mas antes de começar a se preocupar respire fundo. 

Seguindo estas dicas, você estará mais apto a escolher o melhor para o seu negócio.

  1. Defina seus Objetivos

Quando estiver tomando uma decisão de negócios, comece por definir seu objetivo. O que você espera alcançar?

Uma vez que você saiba o que está tentando realizar, você pode começar a pesar suas opções e considerar como cada uma delas pode ajudá-lo a alcançar seu objetivo.

  1. Considere os Riscos

Uma decisão nos negócios nunca pode ser tomada sem considerar tanto os riscos potenciais quanto as recompensas.

Um risco que você pode considerar ao decidir se vai ou não desenvolver um novo produto é que ele não venderá tão bem quanto você espera, e você acabará perdendo dinheiro.

 Por outro lado, uma recompensa poderia ser um aumento nas vendas e nos lucros para seu negócio

A ponderação destes fatores o ajudará a tomar uma decisão mais informada sobre se deve ou não prosseguir com um determinado curso de ação.

  1. Faça Lista de benefícios e contra

Quando você está pesando os prós e os contras de uma decisão importante, pode ser útil listar todos os resultados possíveis. Talvez uma opção lhe dê mais vendas, mas menos lucro, enquanto outra opção lhe daria menos vendas, mas mais lucro. Pensando em cada cenário, você pode tomar uma decisão informada sobre o que é melhor para o seu negócio.

  1. Aprenda com seus erros

Todo empreendimento tem uma curva de aprendizado, mas é chamado de “processo de tomada de decisão” porque você está constantemente aprendendo e crescendo, incorporando experiência e informação em metas e decisões futuras.

  1. Deixe Claro e Simplifique

Certifique-se de compreender o problema que você está tentando resolver, quem ele irá impactar e como. Sua capacidade de tomada de decisão será melhorada se você tiver clareza sobre as contrapartidas envolvidas na sua escolha e como planeja administrá-las. Em um mundo de incertezas, uma boa decisão é melhor do que a melhor decisão.

  1. Não use sua emoção

Ao tomar uma decisão, é importante permanecer objetivo. Uma maneira de fazer isso é compartilhando as projeções financeiras do investimento com seu sócio e colaborando em um caso de negócios. Incluir os benefícios previstos (apoiados por estudos de caso e validação de analistas) e todos os aspectos do investimento. 

Como melhorar meu processo de tomada de decisões

Planeje avaliar seu processo em pontos chave ao longo do caminho, especialmente quando você escolher a primeira opção. Mantenha seus participantes informados sobre o que você está fazendo e solicite seu feedback. Mantenha um registro das métricas que mostram como você está progredindo em direção a seus objetivos, e pesquise o que outros fizeram em situações semelhantes.

Por Que é importante delegar tomadas de decisões?

As decisões delegadas, que geralmente são tomadas por gerentes de nível inferior, tendem a ter um escopo muito mais restrito do que as tomadas por executivos de alto nível. 

Embora sejam elementos frequentes e rotineiros da administração cotidiana, há muito em jogo aqui: Dado seu efeito multiplicador, as abordagens errôneas podem ser dispendiosas.

Com a responsabilidade pelas decisões delegadas às pessoas mais próximas ao trabalho, os resultados são normalmente mais rápidos, melhores e mais eficientes – e a responsabilidade é reforçada.

A habilidade de delegar é uma habilidade difícil.

 Os líderes devem estabelecer claramente os limites da delegação (incluindo o que está fora dos limites e como e onde escalar o que está além da competência de um indivíduo), assegurar que aqueles a quem confiam a autoridade decisória tenham as habilidades e conhecimentos relevantes para agir (e, se não, dar-lhes a oportunidade de adquirir essas capacidades), e explicitamente tornar as pessoas responsáveis por suas áreas de responsabilidade decisória (incluindo a explicitação das consequências para aqueles que não respondem ao desafio).

Para os líderes que querem delegar melhor as tarefas, não se trata de escolher entre uma abordagem que seja prática ou não, ou entre uma que esteja controlando ou fortalecendo. Há um equilíbrio a ser alcançado.

 A abordagem ideal é ser prático e delegar e ao mesmo tempo treinar, desafiar e inspirar seus relatórios; estar presente para aqueles que precisam de ajuda; e ficar bem longe de realmente tomar a decisão.

Insights desse Blog

Os membros da equipe são um recurso inestimável para os líderes. A capacidade de aproveitar o conhecimento, o talento e a experiência dos outros pode ajudar a mitigar decisões erradas com sérias consequências. Incentive sua equipe a compartilhar opiniões, ideias e dados.

 A abordagem de um advogado do diabo é uma boa maneira de obter a perspectiva de todos sobre uma situação. A colaboração é uma ferramenta maravilhosa quando usada corretamente!

Ao tomar decisões, tome nota dos sucessos e fracassos das anteriores. Liste os resultados positivos recebidos de certas decisões, juntamente com as negativas para identificar as áreas que podem ser melhoradas. 

Mantenha esses resultados disponíveis para posteriormente consultá-los ao tomar outras decisões. Ao construir planos para as próximas decisões comerciais, localize estes resultados anteriores e determine quais elementos você quer mudar, mantendo aqueles que funcionaram bem antes.