O cenário empresarial está mudando rapidamente. Novas tecnologias, evolução das demandas dos clientes, mudanças na sociedade e a pandemia de COVID-19 estão criando novas maneiras de fazer negócios.
Como resultado, estamos vendo empresas independentes de localização, nichos de mercado, bem como equipes globais estreitamente unidas. Para colher os benefícios que essas mudanças têm a oferecer, você deve se manter atualizado sobre as tendências empresariais emergentes.
Empreendedores que estão muito concentrados exclusivamente em seus caminhos correm o risco de ficarem para trás. É vital acompanhar as últimas mudanças na sua indústria, especialmente quando elas são na sua área de especialização.
Como empresário, sempre tive os olhos voltados para o futuro. Empresários que mantêm um pé ancorado no passado podem não conseguir chegar à próxima grande oportunidade.
Menos Hierarquia, Mais Agilidade
Em cada vez mais empresas, a estrutura hierárquica tradicional tem sido substituída por uma estrutura organizacional mais plana. Em uma organização plana, os líderes tendem a ser mais flexíveis e responsivos; eles também delegam tarefas a indivíduos e equipes em vez de atribuí-las a funcionários específicos.
A partir de 2022, aposto que mais empresas permitirão que os funcionários assumam maior responsabilidade e liderança.
COWORKING
Tradicionalmente, os empregadores pagavam para que seus empregados trabalhassem na sede de uma empresa. Mas à medida que mais empresas se mudam para o modelo WFH (Working From Home), novas empresas estão oferecendo espaços e escritórios com desconto para coworking. Como resultado, mais empresários estão optando por alugar espaços e convidar os funcionários a participar de uma forma opcional ou flexível.
Linhas Entre Vida Pessoal-Profissional
A propagação da pandemia provou que a vida é curta, portanto, devemos nos concentrar na saúde e no bem estar. Esta mudança fundamental na mentalidade levou ao crescimento do número de empresários. Dezenas de funcionários de alto nível deixaram seus empregos para procurar posições onde se sentem valorizados, conectados e com um propósito. Se você puder fazer de sua empresa um lugar que as pessoas queiram se manter, você vai se sair bem.
Você pode ser capaz de atrair mais clientes, alinhando-se com seus valores. Esses clientes querem apoiar empresas alinhadas com as questões de mudança social e justiça. Se você construir uma empresa em torno desses ideais e deixar os clientes saberem que você está lá para eles, eles serão atraídos para o seu negócio.
Uma pandemia pode mudar a maneira como as pessoas valorizam a vida, e esses valores não vão embora. Quando você fala com esses valores intrínsecos, você está falando a língua de seu público.
Empreendedores Mais Jovens
Muitos Millennials estão começando seus próprios negócios porque estão tendo dificuldades para encontrar empregos bem remunerados. Como resultado, os empresários de hoje são mais jovens do que nunca. Isto também cria outras tendências empresariais.
Muitos jovens estão motivados a se tornarem empreendedores. Além disso, eles geralmente têm uma visão positiva sobre a propriedade de empresas.
Os empresários com pequenas empresas estão confiantes sobre o clima político e bastante satisfeitos com seus papéis de empresários, que provavelmente continuarão por muito tempo.
Tornar-se um empresário permite que muitas pessoas realizem sua versão do sonho americano. Muitos jovens escolhem entrar nos negócios porque querem ser seus próprios patrões, enquanto outros querem perseguir suas paixões.
Em outras palavras, há muitas razões para se tornar um empreendedor – é por isso que você pode esperar ver mais jovens empreendedores no futuro.
Maior Uso de Automação
De 2022 para frente, veremos o uso da automação de marketing continuar a crescer entre as startups e as pequenas empresas. Empresas de sucesso precisam de automação para economizar tempo e energia, por isso é crucial aprender como essas ferramentas funcionam.
No entanto, tenha discernimento ao decidir se as suas operações irão se beneficiar com esse tipo de investimento e sua modalidade. Lembrando que a utilização de automação ajuda muito negócios envolvidos no ambiente digital.
Novas Tecnologias
O termo disruptivo já existe há anos, mas ganhou popularidade quando a COVID-19 mudou nossas vidas. A disrupção deve acontecer somente quando um produto ou serviço se enraíza em aplicações simples no fundo de um mercado.
Então, a disrupção sobre o mercado e desloca negócios concorrentes mais estabelecidos. Para que uma inovação seja disruptiva, ela deve permitir que toda uma nova população de consumidores na base do mercado tenha acesso a produtos ou serviços que antes eram inacessíveis a eles.
Assim, as inovações disruptivas democratizam os bens, os serviços e os benefícios que os acompanham.
Assim, podemos dizer que Uber e Airbnb estão perturbando o mercado. O mesmo com SaaS (software como um serviço). Ele permite que as pessoas trabalhem remotamente e sejam empreendedores, sendo assim mais independentes.
Podemos dizer que o comércio social é um tipo de tecnologia disruptiva, pois oferece algo novo aos clientes e permite que eles circulem por varejistas on-line que têm orçamentos muito maiores e mais riqueza.
Novos empresários e empresas estabelecidas estão cientes dessas tecnologias disruptivas. As tecnologias disruptivas se democratizaram, o que cria uma chance para ambas as partes de usá-la. Elas representam novas oportunidades e ameaças para todos, pois os dois tipos de empresa têm a chance de usá-las.
As empresas mais estabelecidas podem tirar proveito das tecnologias de trabalho remoto e dos planos de assinatura digital. Ao fazer isso, elas liberam recursos para investir em outras atividades da marca.
Maior Uso de Mídia Digital
Muitos jovens estão agora começando seus próprios negócios através do conteúdo da Internet. A Grande Recessão e, mais recentemente, a pandemia criaram este tipo de nicho. Jogadores, comediantes, artistas, educadores e muito mais se reúnem em redes sociais para criar e monetizar conteúdo. Os jovens empresários não precisam iniciar seus próprios negócios de tijolo e cimento; eles podem agora criar roupas de mídia e comercializar NFTs em suas interwebs.
Há muitas maneiras de divulgar sua mídia. Os jogadores têm Twitch, os músicos têm Spotify, e todos os outros têm YouTube.
Algumas pessoas fazem marketing de performance, que é basicamente marketing afiliado. Nesta configuração, as empresas fornecem aos criadores de conteúdo links exclusivos que eles podem usar para promover o produto. Se um consumidor clica nesse link e compra o que quer que esteja promovendo, então o criador de conteúdo é pago. Isto pode ser muito lucrativo se for feito corretamente.
Os jovens de hoje têm os mesmos interesses e desejos que seus pares. É por isso que a mídia e o conteúdo da internet, como blogs ou sites de redes sociais, são populares entre esta faixa etária. À medida que os jovens criam conteúdos mais relatáveis e envolventes, podemos esperar ver mais jovens empresários abrindo locais de mídia na Internet.
Insights
Muitos dos fatores que tornaram possível para os empreendedores dirigir negócios a partir de casa são os mesmos fatores que abriram espaço para as empresas globalizadas. É igualmente importante, as tendências empresariais e sociais que surgiram desses mesmos fatores estão bastante relacionadas e, de fato, podem ajudar as empresas a lidar com a pandemia.
Por exemplo, a ascensão e adoção de tecnologias disruptivas fez com que mais nichos de mercado se desenvolvessem dentro das indústrias.
Além disso, isto levou a uma tendência de cursos especializados em empreendedorismo, e até mesmo estes cursos são parcialmente em reação a outras tendências globais, tais como a demanda por mais diversidade, práticas ecologicamente corretas e responsabilidade social geral.
De fato, dada a atual trajetória do empreendedorismo, parece que cada vez mais empresas estão começando a se concentrar em beneficiar a sociedade como um todo em seus empreendimentos comerciais.
Nenhuma tendência está em um vácuo. Todos estes desempenham papéis diferentes na formação simultânea do cenário socioeconômico atual, e pode ser intuitivo para os empreendedores reconhecerem estas inter-relações.